top of page

Modelando

           Já nas simulações, boa parte dos delegados também optam por usar essa vestimenta mas isso não significa que você não possa inovar. Se você, assim como eu, Alex, gosta de fazer novas combinações, aí vão algumas dicas de como se vestir com elegância, conforto e quem sabe chamar atenção daquela/daquele crush gatinha/gatinho que também estará na simulação.

            Não se assuste com a perspectiva do traje social, não é nada fora do comum e você pode montar seu modelito com as suas roupas (talvez uma pecinha emprestada aqui e acolá). Vestidos lisos ou estampados de corte mais reto, calças sociais, colares de pérolas, brincos, aquela blusinha mais chique com uma saia lisa ou um jeans, aquele conjuntinho meio vovó, saltos (ou não), terno, suspensório, aquele chapéu lindão e super diferente nunca são uma má pedida. Outra dica é separar uma peça de tons mais sóbrios, já que são mais fáceis de combinar, e a partir dela escolher as outras peças adicionando seu estilo e personalidade.

            Senhoras delegadas e senhores delegados, sejam muito bem-vindos ao MOCS VII. Com aproximação da sétima edição do nosso evento, começa a bater aquele preocupação de o que vestir, por isso convidamos alguns dos nossos direfashions para ajudar vocês a arrasarem na escolha dos modelitos. Camilla Freitas, diretora do Tratado de Brest Litovski, Alex Soares e Ana Isidoro, diretores do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais serão os guias de vocês nessa edição do Modelando.  


            O ambiente das simulações é feito para se aproximar o máximo possível do que seria o real ambiente de debate dos órgãos nacionais e internacionais. Levando isso em conta, é claro que não poderíamos deixar de lado as vestimentas! Em ambientes diplomáticos é muito comum ver uma vastidão de blazers, ternos e camisas sociais, todos em tons mais escuros.

          Não há como negar que ternos e blazers são sempre uma boa escolha, eles são o “pretinho básico” das simulações. Se você tem um blazer, metade do seu look já está pronto uma vez que você poderá usá-lo nos três dias da simulação. -”Mas querido, eu não tenho um blazer ou um terno. O que eu faço?” - Como diria Chapolin Colorado: “Palma, palma. Não criemos cânico”. O importante é seguir as dicas que já nos foram dadas, escolher uma peça central e montar o look a partir dela. Na falta do blazer, um bom complemento para sua roupa são suéteres e cardigãs. 

          E quem disse que homens não podem usar saias? Isso mesmo,usar saias longas de cores neutras com blusas sociais estampadas também é uma boa opção. Roupas não possuem gênero, então use as peças que mais te agradam independente do seu sexo e seja o próximo delefashion do seu comitê.

            Agora caso você queira arrasar ainda mais, levar um pouco da cultura da sua delegação através da sua vestimenta é sempre uma ótima opção. Nesse aspecto, cabe um adendo: tomem muito cuidado com as questões relativas à apropriação cultural, saibam diferenciar até onde é cabível expressar sua delegação através das vestimentas. Se adaptar a década ou ao século no qual seu comitê se passa também é uma forma de incrementar seu estilo, usando elementos formais e históricos. Roupas formais que remetam ao militar e ao início do século XX serão muito bem vindas no TBL, dando o tom de seriedade necessário para um comitê que ocorre durante a primeira guerra mundial. Já roupas com uma pegada do início dos anos 90 serão perfeitas para a OEA.


            Lembrem-se: o mais importante é você se sentir confortável e confiante. Roupas e sapatos muito apertados ao longo do dia podem se tornar uma verdadeira tortura, dependendo do clima use roupas leves e frescas. E acima de tudo, além de estar confortável e arrasante, respeite a escolha fashionista do próximo e todos os tipos de estilos presentes no MOCS.


            Agora é usar as dicas que mais sua criatividade permitir, escolher as roupas, pensar nos spotteds que irão receber pois vocês  estarão prontos para o MOCS Fashion Weekend.

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus I

Avenida Amazonas, 5253, Nova Suiça - BH

© 2017 por Modelo de Comitês Simulados do CEFET-MG.

bottom of page