top of page

Comissão Econômica e Social para a Ásia e o Pacífico (ESCAP) - Conflitos Étnicos no Sudeste Asiático e Extremo Oriente

A Comissão Econômica e Social para a Ásia e o Pacífico (ESCAP) foi fundada em 1947, em Shangai, China, para auxiliar a reconstrução de seus países membros após a Segunda Guerra Mundial. Seus principais objetivos são: a inclusão dos países subdesenvolvidos no cenário econômico mundial e zelar pela qualidade de vida das populações, através da melhoria da educação e saúde, promoção da igualdade social e de gênero e aumento da oferta de emprego, entre outros.

    Sendo assim, no ano de 2017 a ESCAP se reúne em sua sede, agora em Bangkok, na Tailândia, para discutir os problemas econômicos e sociais gerados pelos conflitos étnicos no Sudeste Asiático e Extremo Oriente, tendo como foco a exclusão social dos Rohingya no Myanmar, as recíprocas hostilidades entre Coreia do Norte e Coreia do Sul e a revolta do líder religioso budista, o Dalai Lama, contra o governo chinês, que afirma ter soberania sobre o território tibetano.

    O tema a ser debatido – Conflitos Étnicos no Sudeste Asiático e Extremo Oriente - se mostra de extrema importância dentro do comitê devido ao elevado número de conflitos presentes no território. A desigualdade étnica é extremamente visível no território asiático e gera diversos problemas, como falta de acesso à educação, saúde, saneamento básic, entre outros, além de estremecer relações econômicas entre os países-membros.

Diretores:

Iarin Araújo

Ana Luísa Oliveira

Naira Campos

Gabriel Carvalho

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus I

Avenida Amazonas, 5253, Nova Suiça - BH

© 2017 por Modelo de Comitês Simulados do CEFET-MG.

bottom of page