top of page

Reunião do Bloco Socialista -

Guerra Civil de Moçambique

Em 1974 a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), criada com o intuito de alcançar a libertação do país do controle português , alcançou seu objetivo e assumiu o governo de Moçambique. A Frente, de ideologia marxista, instaurou um regime comunista em Moçambique e passou a auxiliar diversos movimentos de nacionalistas e revolucionários africanos, ganhando assim inimigos.

Inicialmente financiada pelo órgão de inteligência da Rodésia (atual Zimbábue), um grupo, conhecido como Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), foi criado com o intuito de vigiar a atividade da União Nacional Africana do Zimbábue (ZANU) dentro de Moçambique e na fronteira entre os dois países. Devido à mudança do governo da Rodésia, a RENAMO passou a ser apoiada pelo governo da África do Sul e teve seus objetivos reformulados, sendo estes destruir a produção agrícola e vilas e aterrorizar a população rural, com o objetivo de desestabilizar Moçambique.

Os países do bloco socialista se reunirão para apoiar Moçambique e o governo FRELIMO. Os senhores delegados deverão assumir o papel dos aliados de Moçambique e discutir estratégias, recursos e medidas efetivas, para combater a RENAMO, proteger a população e minimizar a destruição.

Comitê em Dupla

Diretores:

Miguel Scatolin

Igor Marques Jordão

Maria Irene

Pedro Lucas

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus I

Avenida Amazonas, 5253, Nova Suiça - BH

© 2017 por Modelo de Comitês Simulados do CEFET-MG.

bottom of page