top of page

Conferência Regional para a América Latina e o Caribe da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) –

A concentração fundiária e os conflitos por terra na América Latina

Na América Latina a concentração fundiária é uma realidade histórica. Um problema vigente no campo americano que inibe a manutenção de direitos fundamentais para famílias pobres, camponesas, indígenas e quilombolas. O controle sobre a terra se torna privilégio para poucos, que o utilizam como ferramenta para a opressão e para privilégios políticos.
A demarcação de terras indígenas e quilombolas, a democratização do acesso à terra e as politicas públicas para a população rural são questões vigentes no campo. Entretanto, ignoradas pelos governos latino-americanos, muitas vezes dependentes dos insumos gerados pelo agronegócio. Essa realidade aumenta a desigualdade social e inibe a discussão dos conflitos fundiários, tornando-os ainda mais violentos e preocupantes.
Os delegados se reunirão na Conferência Regional para a América Latina e o Caribe da FAO visando analisar a postura dos respectivos governos nas questões envolvendo a concentração fundiária e os conflitos no campo. A discussão desse tópico é de grande importância para a segurança alimentar, para a manutenção de culturas remanescentes e do compromisso com o desenvolvimento social.

Diretores:

Taynara Inácio

Débora Barros

Ícaro Belém

Isadora Azevedo
Marcela Souza

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus I

Avenida Amazonas, 5253, Nova Suiça - BH

© 2017 por Modelo de Comitês Simulados do CEFET-MG.

bottom of page